Criando consultas com filtros
Olá, tudo bem? Continuando nossa série sobre SQL para quem nunca mexeu, hoje nós vamos refinar um pouco mais as nossas consultas.
Recapitulando: no último post nós criamos uma consulta simples, que trazia todos os dados da tabela, depois nós aprendemos a selecionar apenas as colunas que nós queríamos e ficou uma dúvida no ar… … … como fazer se nós quisermos restringir também as linhas? E se eu quiser uma linha específica?
Vamos começar falando de identificadores! Um identificador ou id para os mais próximos, é um campo em uma tabela que identifica uma linha unicamente! Vamos trazer isso para uma realidade mais próxima. Você, brasileiro também tem um identificador, o seu CPF, nenhum outro brasileiro tem um CPF igual ao seu! Tá vendo como você é especial? O CPF é um número sequencial que identifica você como uma brasileiro único, logo, podemos dizer que no banco de dados do Governo, o CPF é o seu identificador! Sacou?
Aproveitando o contexto, vou te dar um contra exemplo de um outro pseudo-identificador que não é único: quando você nasceu, sua mãe, seu pai, ou alguém, te deu um nome, porém, outra pessoa pode ter um nome exatamente igual ao seu! Por exemplo: chega na creche amanhã e chama: ENZOOOO! Metade da creche vai te olhar! Resumindo, seu nome não é um identificador! Mas não entre em uma crise existencial, você ainda é especial!
Voltando para os filtros, utilizando ainda o https://sqliteonline.com/, podemos ver que a tabela demo possui um campo ID, esse é o identificador de cada registro na tabela! É uma boa prática que toda a tabela tenha um atributo identificador, e que esse atributo seja um numero inteiro sequencial, começando em 1 e acrescentando sempre de 1 em 1 a cada novo registro da tabela. Exemplo: o primeiro registro terá ID = 1, o segundo 2 e assim sucessivamente. Mas nós ainda vamos falar muito sobre isso!
Agora vamos criar uma consulta em que eu quero trazer apenas uma linha, que tenha um determinado ID, para isso nós vamos utilizar o comando WHERE, traduzindo “onde”. Vou pegar como exemplo o ID 4, a query fica assim:
SELECT * FROM demo WHERE ID = 4
Rode e veja o resultado!
Nós podemos fazer isso com qualquer campo da tabela e podemos também juntar o conhecimento da aula anterior e filtrar as colunas que queremos exibir, por exemplo:
SELECT Name, Hint FROM demo WHERE Name = ‘Chart’
Percebam que nessa ultima query nós utilizamos aspas simples ao redor da palavra Chart, porque sempre que quisermos utilizar um texto no SQL, ele deve vir entre aspas simples.
Agora você já pode falar para sua família inteira que você já sabe fazer uma bela query em SQL! Bom, quase isso!
Nos próximos posts nós vamos expandir os conceitos de filtros e começar a trabalhar casos mais complexos! Até!