Sua senha ainda é 1234?
A forma mais básica e mais utilizada para autenticação na web é o famoso login e senha, o que até certo ponto pode ser considerado seguro, desde que você possua uma senha forte e saiba como guarda-la corretamente.
A maioria das pessoas costumam utilizar as redes sociais apenas como lazer ou entretenimento, sem maiores preocupações com segurança ou privacidade. Esse tipo de usuário só se dá conta dos danos que uma invasão pode trazer quando já é tarde demais. Existem diversos casos públicos de pessoas que tiveram as redes invadidas e carregam as consequências até hoje.
Por meio das redes sociais um usuário comum consegue informações de lugares onde você normalmente frequenta, quem são as pessoas próximas a você e até mesmo seu número de telefone, o que facilita e muito diversos outros golpes. Agora imagina alguém invadir seu perfil e se passar por você para conseguir dados bancários de um amigo ou familiar?
Isso porque estamos falando de uma simples rede social, mas os problemas se agravam cada vez mais quando vamos subindo o nível e passamos a falar de e-mail, aplicativos, contas bancárias, etc. Acho que já deu para perceber que qualquer tipo de senha deve ser defendida com unhas e dentes.
O QUE FAZ UMA SENHA FORTE?
Agora que sabemos que é muito importante ter uma senha forte, precisamos saber o que isso quer dizer de forma APLICADA! Existem diversas ferramentas na internet que se propõem a quebrar uma senha e a maioria delas utiliza uma técnica chamada “brute force”, em português, força bruta. Esse tipo de ferramenta está prepara para tentar descobrir sua senha na tentativa e erro. A primeira coisa feita é tentar as senhas mais óbvias como sequências de números ou letras, por isso, essas senhas são tão desaconselháveis, apesar de serem tão fáceis e práticas.
Algumas regras simples na hora de cadastrar uma nova senha podem tornar computacionalmente inviável a quebra da senha. Se você já fez qualquer tipo de cadastro na internet com certeza já se deparou com essas regras, em alguns sites elas são até mesmo obrigatórias hoje em dias, porém o mais importante é que você entenda a sua utilidade:
-
Comprimento entre 8 e 16 caracteres
-
Pelo menos um número
-
Pelo menos uma letra minúscula
-
Pelo menos uma letra maiúscula
-
Pelo menos um caractere especial
-
Alterne em números, letras maiúsculas, letras minúsculas e caracteres especiais no decorrer da senha.
Uma outra característica de senhas fortes, exigida no cadastro em alguns sites é que não sejam utilizados dados pessoais específicos dentro da senha, alguns bancos já utilizam esse recurso. Por exemplo:
-
não coloque a sua data de nascimento ou de parentes em parte ou na totalidade de uma senha
-
não utilize qualquer parte do seu nome ou de parentes
-
não coloque parte do seu número de cartão bancário como senha
Seguindo essas dicas você pode dormir tranquilo sabem que sua senha não será quebrado, pelo menos não nos próximos 10 séculos!
TESTANDO SUAS SENHAS
Existem algumas ferramentas na internet que nos ajudam a verificar a força de nossas senhas, porém tome cuidado! Aplicações de fontes duvidosas podem se aproveitar da sua curiosidade para roubar a sua senha. Caso você tenha interesse em testar sua senha de forma segura recomendamos que você troque alguns dígitos da sua senha original e utilize a ferramenta disponibilizada pela Kapersky, considerada uma fonte segura, e que está disponível online em https://password.kaspersky.com/br/
Testamos a ferramenta e ela apresenta uma função interessante que diz quanto tempo um computador doméstico demora para quebrar a sua senha. Os resultados seguem na tabela abaixo:
Critério Senha tempo
Sequência numérica curta 1234 1 segundo
Sequência numérica longa 12345678 1 segundo
Sequência alfabética abcdefgh 1 segundo
Combinação numérica curta 4213 2 minutos
Combinação alfabética curta hske 2 minutos
Combinação alfabética longa lgpdaplicada 2 séculos
Combinação alfabética longa lgpdaplicada% 33 séculos
+ caractere especial
Senha forte #$LgPd4pL1CaD4%* 10000+ séculos
Isso mostra que com pequenas medidas podemos deixar nossa senha muito mais forte.
PROTEGENDO SUAS SENHA
Todas essas dicas são muito úteis e podem te ajudar a desenvolver senhas mais seguras, porém de nada adianta desenvolver um sistema de segurança para sua casa cheio de raios laser e robôs de patrulha e deixar a porta aberta, não é mesmo?
A guarda da sua senha é tão ou ainda mais importante do que sua força. A maioria dos golpes não ocorre necessariamente da quebra da senha, até porquê hoje em dia a maioria dos sites, bancos e qualquer outro mecanismo que exija senha, possui mecanismos que impedem o brute force. Seguem algumas dicas para proteger a sua senha:
-
Não anote sua senha em papel ou mesmo no seu computador, prefira memorizar sua senha
-
Não cole adesivos com a sua senha no verso do seu cartão bancário
-
Não fale sua senha para desconhecidos. Particularmente é melhor que não passe nem mesmo para conhecidos
-
Não utilize a mesma senha para diversos lugares. No caso de vazamento de informações em apenas um lugar você pode ter que mudar a senha de tudo
-
Não transmita sua senha por redes sociais, ligação telefônica, carta ou nenhum outro meio
-
Não confie em estranhos que peçam sua senha
-
Altere sua senha com frequência
Agora você já está preparado para criar senhas seguras tanto para suas redes sociais quanto para seu e-mail ou ferramentas de trabalho. Essas dicas são muito valiosas, principalmente quando utilizadas da forma correta e podem te salvar de diversas situações desagradáveis.